ids_ips_conceitos_e_diferencas
- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

Entenda os conceitos e as diferenças entre IDS (Intrusion Detection System ou Sistema de Detecção de Intrusão) e IPS (Intrusion Prevention System ou Sistema de Prevenção de Intrusão).

Um IDS (Intrusion Detection System ou Sistema de Detecção de Intrusão) e IPS (Intrusion Prevention System ou Sistema de Prevenção de Intrusão), são sistemas
que tem por função detectar e prevenir os acessos não autorizados às redes ou hosts de uma ou mais redes, sendo portanto grandes aliados dos(as) administradores(as) de redes na manutenção da segurança dos ambientes por eles(as) controlados.

Estes sistemas podem ser implementados com a utilização de hardwares dedicados à estas funções, ou através da instalação de softwares com esta função em hardwares já existentes na rede, como um switch, um roteador, ou mesmo em um ou vários servidores
ou desktops.

IDS
É uma ferramenta utilizada para monitorar o tráfego da rede, detectar e alertar sobre ataques e tentativas de acessos indevidos. Na grande maioria das vezes não bloqueia uma ação, mas verifica se esta ação é ou não uma ameaça para um segmento de rede.
A vantagem de se utilizar um IDS é que ele não interfere no fluxo de tráfego da rede.

IPS
Como complemento do IDS, temos o IPS, que tem a capacidade de identificar uma intrusão, analisar a relevância do evento/risco e bloquear determinados eventos, fortalecendo assim a tradicional técnica de detecção de intrusos.
O IPS é uma ferramenta com inteligência na maneira de trabalhar, pois reúne componentes que fazem com que ele se torne um repositório de logs e técnicas avançadas de alertas e respostas, voltadas exclusivamente a tornar o ambiente computacional cada vez mais seguro sem perder o grau de disponibilidade que
uma rede deve ter.
O IPS usa a capacidade de detecção do IDS junto com a capacidade de bloqueio de um firewall, notificando e bloqueando de forma eficaz qualquer tipo de ação suspeita ou
indevida e é uma das ferramentas de segurança de maior abrangência, uma vez que seu poder de alertar e bloquear age em diversos pontos de uma arquitetura de rede.

Diferenças entre IDS e IPS
IDS (Sistema de Detecção de Intrusão), é uma solução passiva de segurança ao passo que IPS (Sistema de Prevenção de Intrusão), é uma solução ativa de segurança.
Em um sistema passivo, O IDS detecta uma potencial violação da segurança, registra a informação (log) e dispara um alerta. Em um sistema reativo, o IDS responde à atividade suspeita finalizando a sessão de usuário ou reprogramando o Firewall para bloquear o tráfego de rede da fonte maliciosa suspeitada.
Já o IPS é, definitivamente, o nível seguinte de tecnologia de segurança com sua capacidade para fornecer segurança em todos os níveis de sistemas, desde o núcleo do sistema operacional até os pacotes de dados da rede. Ele provê políticas e regras
para o tráfego de rede – juntamente com o IDS para emitir alertas para administradores de sistemas e redes em caso de tráfego suspeito.

- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here