esteganografia

Entenda o que é Esteganografia, a sua utilização, a diferença entre Esteganografia e criptografia, algumas técnicas e uma básica conclusão de Esteganografia.

O termo Esteganografia deriva do grego, em que estegano significa “esconder ou mascarar”, e grafia, “escrita” [PETRI 2004]. Assim, esse termo pode ser definido como a arte de esconder informações, tornando-as ocultas. Muitas técnicas esteganográficas, por exemplo, escondem dados dentro de arquivos. Seu principal objetivo é que esses dados não sejam percebidos por terceiros; ou seja, a presença de mensagens escondidas dentro de arquivos é simplesmente desconhecida [ARTZ 2001]. Somente o receptor da mensagem tem conhecimento de sua existência, assim como da maneira como extraí-la.

Muitos são os meios utilizados para a aplicação da Esteganografia. Mensagens podem ser escondidas em imagens, por exemplo, utilizando-se de algumas técnicas específicas, como a do bit menos significativo, que será descrita mais adiante. Além de imagens, arquivos de áudio também podem ser usados para ocultar mensagens, de maneira que estas não sejam percebidas por quem estiver ouvindo o som. Outros métodos usam também arquivos de texto, arquivos HTML e pacotes TCP para esconder informações [ARTZ 2001].

Esteganografia x Criptografia

Ao contrário do que pode parecer, Esteganografia e criptografia são duas áreas com objetivos diferentes. Enquanto o segundo tem o propósito de impedir que as pessoas saibam o conteúdo de uma mensagem, o primeiro se baseia em evitar que as pessoas saibam que a mensagem existe. Ou seja, na criptografia, os receptores sabem da existência das mensagens, porém não conseguem, a princípio, lê-las; a Esteganografia tenta fazer com que os receptores não percebam que há uma mensagem naquele meio [WAYNER 2002].

Quando se trata de segurança da informação, a criptografia é mais comumente usada. Porém, quando uma mensagem está criptografada, ela fica destacada por potencialmente possuir uma informação secreta e interessante. A vantagem da Esteganografia está relacionada ao não-conhecimento da mensagem, o que evita que muitos ataques sejam realizados [KAWAGUCHI et al. 1999].

Para que a comunicação seja a mais privada possível, muitos combinam a esteganografia com a criptografia. Dessa forma, caso seja descoberto que a mensagem está camuflada, ainda existirá um novo obstáculo a ser superado para que ela possa ser lida.

Técnicas de Esteganografia

Ruído: é uma técnica simples que consiste em substituir o ruído em uma imagem ou em um arquivo de áudio pela informação que se deseja transmitir;
Espalhando a Informação: mecanismos mais sofisticados espalham a informação nos pixels de uma imagem ou em partes de arquivos de áudio;
Ordenação: consiste em transmitir a informação através da ordem em que os elementos de uma lista são dispostos;
Dividindo a Informação: divide a mensagem em partes que seguem caminhos diferentes até o destino; algumas técnicas mais sofisticadas possibilitam, inclusive, que a informação seja reconstruída a partir de uma fração do total de pacotes em que a mensagem foi dividida.
A combinação das técnicas expostas acima permitem diferentes níveis de segurança, gerando informações ocultas difíceis de serem decifradas. Uma imagem digital que se deseja transmitir secretamente, por exemplo, pode ser escondida em uma lista, que, por sua vez, pode ser armazenada no ruído de um segundo arquivo, o qual pode ser transmitido de forma a ocultar a fonte da informação.

A Esteganografia digital, ou seja, a arte de esconder informações em meios digitais, vem sendo cada vez mais pesquisada e utilizada nos dias de hoje. Ela possui uma infinidade de aplicações, e talvez a mais importante delas seja a segurança da informação, já que, com a Esteganografia, as mensagens ficam escondidas nos meios usados, e a informação passa despercebida por terceiros.
As técnicas esteganográficas não são perfeitas; a esteganálise está sempre buscando suas falhas, a fim de descobrir os algoritmos usados. Porém, mesmo assim, a Esteganografia mostrou-se muito eficaz em esconder informações que não podem cair acidentalmente nas mãos de terceiros. Uma grande quantidade de pesquisas e estudos está em andamento, evidenciando a importância dessa área atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here