Plugins para otimizar a velocidade de carregamento do WordPress

0
4216

Smush.it

As imagens correspondem por mais da metade do tráfego de um site, por esse motivo são uma das melhores formas de otimizar carregamento de um site. O Smush.it é um serviço do Yahoo! que reduz o tamanho das imagens sem perder qualidade. O melhor de tudo é que existe também o plugin Smush.it para WordPress que otimiza as imagens na hora que você faz o upload e ainda permite otimizar todas as imagens que já foram enviadas.

WP Fastest Cache

Quando se trata de plugins de cache para o WordPress, o W3 Total Cache é a maior referência, sendo recomendado por empresas de hospedagem, como GoDaddy, Hackspace e Hostgator. Porém, depois de enfrentar problemas de compatibilidade com alguns sites, principalmente com relação a javascript, resolvi testar outros plugins. O que ele faz é salvar uma cópia das páginas em html estático, eliminando a necessidade de consultas ao banco de dados e de grandes processos no servidor. Ele também tem outros recursos, como gzip, cache no navegador, minimização de html, js e css.

Pingdom

Pingdom é um site que testa o tempo de carregamento da sua página e explicita quanto tempo é que cada script, arquivo css ou outro tipo de media demora a carregar. Poderá utilizar os dados para decidir se deve consolidar os seus arquivos CSS ou se deve optar por uma CDN para carregar as imagens de uma forma mais rápida.

Adicionalmente, o Pingdom permite que teste as suas definições de DNS para diagnóstico de eventuais questões, testando também a ligação à rede do seu servidor.

YSlow

O YSlow da Yahoo já tem alguns anos mas não foi por isso que deixou de ser útil, mesmo com a chegada de vários competidores no mercado. O YSlow, que está disponível como plugin do browser para o Firefox e Chrome, mede o tempo de carregamento, preparando depois um relatório detalhado, avaliando o desempenho.

Ao contrário de algumas ferramentas desta natureza, o YSlow dá conselhos específicos sobre como melhorar o tempo de carregamento da página. O documento “Best Practices for Speeding Up Your Website” é uma leitura que vale a pena para qualquer webmaster ou dono de site, independentemente de já estar a utilizar, ou não, as ferramentas da Yahoo.

Google Page Speed

A Google tem-se concentrado recentemente na questão da velocidade dos sites, lançando vários produtos e anunciando, já no ano passado, que a velocidade de carregamento de um website passaria a desempenhar um papel importante nos rankings das pesquisas online.

Antes de lançar algumas ferramentas para aumentar a velocidade, a Google desenvolveu a sua própria resposta ao YSlow da Yahoo, apelidando-o de Page Speed. Este encontra-se não só disponível como uma extensão do browser como também como um teste baseado num site. É bastante semelhante ao YSlow, na medida em que aponta várias sugestões que, se resolvidas, melhorarão a velocidade do seu site. A ferramenta ordena ainda estas sugestões por prioridade, o que é uma boa ajuda para podermos perceber que tipo de questões podemos resolver primeiro.

Content Delivery Networks (CDN’s)

Uma das formas mais eficazes de melhorar velocidade do seu site é distribuir os elementos estáticos através de uma content delivery network (CDN). Existem vários serviços deste tipo, com preços muito variados.

Algumas das melhores CDN’s comerciais incluem a AkamaiMaxCDNLimelight Networks e a BitGravity. A CloudFlare é um produto mais voltado para a segurança dos websites mas também dispõe de CDN e melhorias na velocidade de carregamento.

Minificando arquivos

Outro motivo que pode interferir no tempo de carregamento de um website é o código que não foi minificado, particularmente o CSS e o JavaScript. Ainda que possa, manualmente, remover o espaço em branco e minificar os arquivos externos, existem algumas ferramentas que tornam a tarefa mais fácil.

MinifyJavaScript é um ferramenta simples baseada na web para comprimir o seu JavaScript diretamente a partir do seu browser. De forma semelhante, este site fará o mesmo para JavaScript e CSS utilizando o YUI Compressor da Yahoo.

Já o Minify é uma ferramenta baseada em PHP que os programadores podem utilizar para, de forma automática, comprimir e minificar scripts externos. Existe também um plugin no WordPress que faz o mesmo.