- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

Entenda as TICs (Tecnologias da informação e comunicação). TIC é um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.
Surgiu, no decorrer da história, no cenário da Terceira Revolução Industrial e foi gradualmente se desenvolvendo a partir da década de 70 e foi ganhando atenção sobretudo na década de 1990.

A área da educação pode usufruir as TICs dando pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este “mundo” e isto irá fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância
(EAD).
As TICs permitem que se ofereça grande quantidade de cursos variados a pessoas em áreas longínquas, principalmente aquelas desprovidas de bons colégios ou faculdades. Ou seja, através do uso de meios eletrônicos para gravação e transmissão de conteúdos educacionais, vários segmentos podem ser beneficiados. Assim, é esperado um aumento da oferta de aprendizado, independente de locais e de horários fixos, ou seja, permitindo se estudar em casa, em uma biblioteca ou até mesmo no local de trabalho no horário mais conveniente ao aluno.

Exemplos de TICs:
– Computadores pessoais (PCs, personal computers);
– Câmeras de vídeo e foto para computador ou Webcams;
– Gravação doméstica de CDs e DVDs;
– Suportes para guardar e portar dados como discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, entre outros;
– Telemóveis ou celulares;
– Tv por Assinatura, TV a cabo, TV por antena parabólica, TV por parabólica, TV digital;
– Correio eletrônico (e-mail) e as Listas de discussão (mailing lists);
– Internet, a World Wide Web, websites e home pages, quadros de discussão (mensage boards);
– Streaming, podcasting, wikipedia entre outros;
– Tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons (Vimeo, Youtube, last Fm);
– Captura eletrônica ou digitalização de imagens por meio de scaners;
– A fotografia, cinema, vídeo e som digital (TV e rádio digital);
– Tecnologias de acesso remoto: Wi-Fi, Bluetooth, RFID.

Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here