Tecnologia da Informação (TI)

0
172

O que é Tecnologia da Informação? O que é TI?

A tecnologia da informação é agora sinônimo de qualquer forma de comunicação e tecnologia digital. Vamos entender de fato o que é Tecnologia da Informação.

Em primeiro lugar, devemos entender que esse é um tópico muito amplo, mas Tecnologia da Informação usa uma combinação de informação e tecnologia. A definição de TI refere-se ao uso de sistemas de computador e tecnologias de comunicação para armazenar, recuperar, transmitir e manipular dados, geralmente no contexto de uma empresa ou organização. Isso envolve uma variedade de tecnologias, incluindo hardware (como computadores e dispositivos de rede), software (como sistemas operacionais e aplicativos de produtividade) e infraestrutura de rede (como cabos, roteadores e servidores). 

A TI desempenha um papel crucial em praticamente todos os setores, facilitando processos de negócios, melhorando a comunicação, aumentando a eficiência e impulsionando a inovação.

O valor da Tecnologia da Informação é que embora nós sejamos capazes de lidar com dados usando nossos cérebros e até mesmo o antigo papel e caneta, esses não são tão confiáveis quanto a Tecnologia da Informação. Um computador pode processar milhões de dados em um curto tempo e pode armazenar isso sem esquecer um único dado.

Onde Tecnologia da Informação se aplica?

A TI tem papel significativo nos negócios, como exemplo temos as tomadas de decisões baseada em dados. Com o uso da TI, é possível coletar e analisar grandes volumes de dados, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas. Analisar dados ajuda a compreender o desempenho do negócio, identificar padrões e tendências, além de antecipar demandas do mercado.

Atualmente temos a TI com grande impacto na utilização de Inteligência Artificial.

Sistemas inteligentes são capazes de aprender a executar determinadas ações conforme são usados. Esse tipo de solução pode ser aplicado de forma útil dentro de diversos setores, oferecendo benefícios variados para a organização. 

Um dos maiores exemplos de ferramenta com base em IA são os chatbots, que estão sendo cada vez mais usados pelas empresas para entregar um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes. Os chatbots facilitam o atendimento automático e contribuem para redução das filas de espera dos usuários.

Diversas profissões

Por fim, dentro da TI existem diversas profissões dentro da TI. E aqui estão algumas delas:

  • Gerente de TI
  • Desenvolvedor web
  • Administrador de Banco de Dados
  • Gerente de Projetos
  • Analista de Sistemas
  • Analista de Testes
  • Cientista de Dados
  • Analista de Redes