Qual a grade do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

0
1865

Neste vídeo explicamos qual a grade do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Mackenzie, que pode ser tomado como base para outras universidades e faculdades. Entenda as disciplinas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O que faz o profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O profissional formado nesse curso, desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares. Ele implanta e desenvolve banco de dados. Conhece a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos, e precisa se manter muito atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação. Além disso, precisa ter boa noção dos negócios da companhia para a qual trabalha. Os cursos nesta área se dividem, fundamentalmente, em dois tipos: os mais generalistas e os específicos para alguma área de atuação, como banco de dados. Seja como for, o currículo de todos inclui muitas aulas de Ciências Exatas, como cálculo e linguagens de computação. Em atividades práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Fazem parte do currículo matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet. Algumas instituições exigem estágio e um trabalho de conclusão de curso.

Como é a demanda dos profissionais com a formação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Profissionais de informática são cada vez mais procurados hoje em dia. Seja no setor público, seja no setor privado, a demanda por esse tipo de mão de obra é muito alta e frequentemente faltam profissionais para tantas vagas. Tradicionalmente, empresas de tecnologia da informação (TI) e de telecomunicações são as que mais contratam tecnólogos em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ser um profissional autônomo também é uma opção. Um dos mercados em maior desenvolvimento atualmente é do setor mobile, em que o analista poderá desenvolver aplicativos para atender a diversas necessidades. Além de todas essas opções, ainda é possível trabalhar remotamente para empresas estrangeiras. É comum que grandes corporações contratem mão de obra de outros países para desenvolver e gerenciar sistemas de maneira remota.

Quais matérias foram comentadas nesse vídeo?

1ª Etapa
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS
COMPUTAÇÃO APLICADA
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
TECNOLOGIA WEB I
ÉTICA E CIDADANIA I
INGLÊS TÉCNICO PARA COMPUTAÇÃO I

2ª Etapa
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
TECNOLOGIA WEB II
ANÁLISE, PROJETO E DESENVOLVIMENTO I
MATEMÁTICA DISCRETA
ÉTICA E CIDADANIA II
INGLÊS TÉCNICO PARA COMPUTAÇÃO II
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PARA COMPUTAÇÃO

3ª Etapa
MODELAGEM DE NEGÓCIOS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
ESTRUTURA DE DADOS
ANÁLISE, PROJETO E DESENVOLVIMENTO II
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
INGLÊS TÉCNICO PARA COMPUTAÇÃO III
CÁLCULO I

4ª Etapa
BANCO DE DADOS I
SISTEMAS OPERACIONAIS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III
ANÁLISE, PROJETO E DESENVOLVIMENTO III
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE
DIREITO APLICADO A NEGÓCIOS
CÁLCULO II

5ª Etapa
INFRAESTRUTURA PARA TI
REDES DE COMPUTADORES
TECNOLOGIAS DE SISTEMAS LEGADOS
GOVERNANÇA DE TI
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
INTERAÇÃO HUMANO¬COMPUTADOR
DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos Gerais de Empreendedorismo
PROBABILIDADE