algoritmo_round_robin

O Algoritmo Round-robin (RR) é um dos algoritmos mais simples de agendamento de processos em um sistema operacional, que atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular, manipulando todos os processos sem prioridades.

Escalonamento Round Robin é simples e fácil de implementar.

O algoritmo de escalonamento Round-Robin é um dos mais antigos e simples algoritmos, além de ser totalmente imune a problemas de starvation que são tarefas que nunca são executadas em função de ter prioridade inferior as demais.
É usado em projetos de sistemas operacionais multitarefa, e foi projetado especialmente para sistemas time-sharing (tempo compartilhado), pois este algoritmo depende de um temporizador (Timer).

Uma unidade de tempo, denominada quantum, é definida pelo sistema operacional, que determina o período de tempo entre cada sinal de interrupção. Todos os processos são armazenados em uma fila circular.

Se o quantum é 100 milisegundos e a tarefa leva 250 milisegundos para completar, o agendamento round-robin suspenderá a tarefa após os primeiros 100 milisegundos e dará a outra tarefa da fila, o mesmo tempo. Essa tarefa será executa portanto após 3 agendamentos a saber (100 ms + 100 ms + 50 ms). A interrupção da tarefa é conhecida como preempção.
Tarefa1 = Tempo de execução igual a 250 ms (quantum 100 ms).
1. Primeiro agendamento = excecuta tarefa durante 100 ms.
2. Segundo agendamento = mais 100 ms de execução da tarefa.
3. Terceiro agendamento = 100 ms, mas a tarefa termina após os primeiros 50 ms.
4. Total de tempo que a CPU levou para a tarefa1 = 250 ms
Um melhoramento desse agendamento é dividir todos os processos em números iguais de frações de tempo e proporcionais ao tamanho da tarefa, assim todos os processos terminam ao mesmo tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here