reengenharia_de_software_engenharia_reversa

Entenda alguns conceitos de reengenharia de software e engenharia reversa nesse vídeo. A reengenharia de software é o processo de reconstrução de um software existente. Muitos dos passos e produtos da reengenharia são os mesmos que os de um processo de software qualquer. Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente a engenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.

Exemplo:
Produto utilizado regularmente, mas está ficando velho, quebra com frequência, leva tempo para consertar e não utiliza a tecnologia mais recente.
– Se for hardware, a solução é jogá-lo fora e comprar um novo.
– Se for software customizado será necessário reconstruí-lo. Com funcionalidade adicional, melhor desempenho, confiabilidade e manutenibilidade.

Manutenção de Software
Corretiva = corrigir de erros
Adaptativa = acomodar mudanças no ambiente ou nas necessidades do usuário.
Prefectiva = melhorar a performance do software.
Preventiva = tornar o software mais fácil de manter no futuro = reengenharia.

Entenda o processo de Engenharia Reversa. Código-fonte sujo, Código reestruturado, Código-fonte limpo, Extração de abstrações (Processamento, Interface e Banco de dados), Especificação, Refinar e simplificar, Especificação final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here