Kanban no Desenvolvimento Ágil de Software

0
708
- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

O que é Kanban?

Kanban é uma palavra japonesa e seu significado literal é “cartão” ou “sinalização”. É um método para a implantação de mudanças que não prescreve papéis ou práticas específicas. Em vez disso, oferece uma série de princípios que buscam melhorar o desempenho e reduzir desperdício, eliminando atividades que não agregam valor para a equipe. O Kanban ajuda a assimilar e controlar o progresso das tarefas de forma visual. É, normalmente, utilizado um quadro branco com alguns pequenos papéis (Post-it) colados, esses papéis representam as tarefas, ao termino de cada tarefa o papel é puxado para a etapa seguinte até que a mesma seja finalizada. Ao olhar para um quadro Kanban é fácil enxergar como o trabalho seu e de sua equipe fluem, permitindo não só comunicar o status, mas também dar e receber feedbacks. O Kanban é um dos métodos de desenvolvimento de software menos prescritivo, se tornando adaptável a quase qualquer tipo de cultura.

Princípios

– Comece com o que você faz agora;
– Concordar em buscar mudanças evolucionárias;
– Inicialmente, respeite os papéis, responsabilidades e cargos atuais;
– Incentivar atos de liderança em todos os níveis.

Quadro Kanban

O trabalho das equipes gira em torno de um quadro do Kanban, uma ferramenta usada para visualizar o trabalho e otimizar o fluxo do trabalho entre a equipe. Embora os quadros físicos sejam populares entre algumas equipes, os quadros virtuais são um recurso crucial em qualquer ferramenta de desenvolvimento ágil de software para sua rastreabilidade, colaboração mais fácil e acessibilidade de vários locais.

Função

Assegurar que o trabalho da equipe seja visualizado, que seu fluxo de trabalho seja padronizado e que todos os bloqueadores e dependências sejam imediatamente identificados e resolvidos. Um quadro básico do Kanban tem um fluxo de trabalho de três etapas: “To Do”, “In Progress” e “Done” (a fazer, em andamento e feito). No entanto, dependendo do tamanho, da estrutura e dos objetivos da equipe, o fluxo de trabalho pode ser mapeado para atender ao processo exclusivo de qualquer equipe específica.

Cartões Kanban

Para as equipes Kanban, cada item de trabalho é representado como um cartão separado no quadro. A principal finalidade de representar o trabalho como um cartão no quadro do Kanban é permitir que os membros da equipe acompanhem seu andamento por meio do fluxo de trabalho e de uma maneira altamente visual. Os cartões Kanban apresentam informações cruciais sobre determinado item de trabalho, dando visibilidade total à equipe sobre quem é o responsável por ele, uma breve descrição da tarefa sendo feita, qual a estimativa de tempo para essa parte do trabalho e assim por diante. O uso dos cartões garante maior foco, total rastreabilidade e identificação rápida de bloqueadores e dependências.

Benefícios

– Redução de desperdício;
– Redução de custo;
– Requer menos organização;
– O processo é simplificado;
– Maior visibilidade dos projetos;
– Elimina atividades que não agregam valor para a equipe;
– Melhora a motivação e desempenho da equipe.

Ferramentas

KanbanFlow (possui plano gratuito): https://kanbanflow.com/
– Kanbanize: https://kanbanize.com/
– Trello: https://trello.com/

Referências

https://br.atlassian.com/agile/kanban
https://www.culturaagil.com.br/kanban-do-inicio-ao-fim/
https://www.lifewire.com/kanban-board-tools-for-project-collaboration-771630

 

- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here