Arquitetura de von Neumann

0
4580
- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

O que é Arquitetura de von Neumann?

A Arquitetura de von Neumann é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular os programas. Esta arquitetura é um projeto modelo de um computador digital de programa armazenado que utiliza uma unidade de processamento (CPU) e uma de armazenamento (“memória”) para comportar, respectivamente, instruções e dados.

Surgimento

A arquitetura de Von Neumann surgiu a partir de 1946, quando John von Neumann e sua equipe desenvolveram um novo projeto de “computador de programa armazenado”. Projetado pela IAS, este computador foi largamente difundido, influenciando muitos projetos subsequentes de outras máquinas.

Gargalo de von Neumann

Limitação da taxa de transferência entre a CPU e a memória em comparação com a quantidade de memória. Esta transferência é menor do que a taxa com que o processador consegue trabalhar e menor do que a quantidade de memória em geral disponível. Isto faz com  que a CPU seja forçada a esperar por dados que precisam ser transferidos para ou a partir da memória. Gera desperdício de tempo (CPU em espera).

- GANHE 100 REAIS DE CRÉDITOS NA UMBLER -ganhe-100reais-creditos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Please enter your name here